terça-feira, 17 de julho de 2012

A volta ao mundo em 80 dias


O filme é baseado no livro com o mesmo título, escrito por Júlio Verne, publicado em 1873 e trata da história de um cavalheiro inglês solitário que realiza uma aposta alegando que seria capaz de dar uma volta ao mundo em 80 dias, em uma época que isto era inimaginável.

Nossas opiniões divergiram um pouco. Eu achei o filme muito chato, mas o Gui não achou tão chato assim. A história é boa e acredito que para 1956 (ano em que foi gravado) deve ter sido uma produção ousada, mas mesmo assim não me convenceu.
Cheio de cenas “enroladas”, nesses momentos o roteiro não desenvolve, alguns cenários são extremamente precários e é muito longo. Inicialmente, achamos que o filme tinha 1h52min, mas quando chegou neste ponto percebemos que esse tempo era somente o primeiro disco. Aham!  Depois disso, no disco 2, mais 70 minutos, o que o tornou maçante.
A atuação dos atores não chega perto do esperado para vencedores do Oscar de melhor filme e apesar de nos arrancar umas risadinhas nas cenas de “humor pastelão”, não consegue ser um filme engraçado. Ou seja, existem muitos filmes bons no mundo para você gastar 3 horas assistindo esse, mas se for teimoso e resolver assistir mesmo assim, tudo bem, não é um filme ruim.
O Gui daria 4, mas eu só dou 3 estrelas

Generalidades: O filme fica entre os gêneros aventura e comédia, foi gravado em 1956 sob a direção de Michael Anderson. No elenco principal David Niven, Cantinflas e Shirley Maclaine. A volta ao mundo em 80 dias concorreu a 8 prêmios Oscar em 1957, levando para casa as estatuetas nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora – Comédia ou Drama. Além de vencer o Globo de Ouro no mesmo ano nas categorias: Melhor Filme – Drama e Melhor Ator – Musical ou Comédia (Cantiflas).

Curiosidades
  • O filme tem a aparição especial de Frank Sinatra, entre outras celebridades da época.
  • Foi refilmado em 2004 com o nome “Volta ao mundo em 80 dias” com Jackie Chan no elenco no papel de Passepartout.


Trailer

3 comentários:

  1. Olha só...não sabia que a adaptação do livro tinha ganho até Oscar! Pena que o filme não é tão bom, porque o livro é bem divertido!

    ResponderExcluir
  2. Que legal receber sua visita por aqui.

    Seja bem-vinda. Beijos.

    ResponderExcluir