segunda-feira, 16 de julho de 2012

Farrapo Humano

Farrapo Humano trata do alcoolismo de uma forma real e atemporal. O personagem Don Birman (Ray Milland) é um escritor fracassado que se afunda cada vez mais em seu vício, passando por cima de todas as pessoas que gostam dele para poder conseguir dinheiro e continuar bebendo.


Achamos o roteiro surpreendente e muito bom. Para ser sincera, não sabíamos exatamente o que esperar do filme, mas gostamos bastante da história, dos personagens e da forma como o tema polêmico foi abordado. 
Acreditamos que o sucesso em premiações como Oscar e Globo de Ouro de 1946 foram justificadas pela ótima atuação dos atores e o conteúdo muito bem aplicado ao cinema.
Atual em qualquer tempo. Um clássico do cinema e certamente os prêmios recebidos expressam a grandiosidade da obra. Altamente recomendável. Assistam! 5 estrelas.

Generalidades: O drama, gravado em 1945 em preto e branco, sob a direção de Billy Wilder, tem o elenco principal encabeçado por Ray Milland e Jane Wyman. O filme foi sucesso de premiação, sendo vencedor do Oscar de 1946 nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original. Ainda levou o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático, Melhor Diretor e Melhor Ator Dramático e os prêmios de Melhor Ator e o Grande Prêmio de Juri no Festival de Cannes do mesmo ano. 

Curiosidades
  • Farrapo Humano é considerado o melhor filme já feito sobre alcoolismo.
  • O filme foi baseado no livro de Charles R. Jackson.
  • Segundo o diretor Billy Wilder, as indústrias de bebidas ofereceram a Paramount, cinco milhões de dólares para que o filme não fosse realizado. (Imagine o quanto esse valor não representava na época).
  • O ator principal, Ray Milland, fez laboratório para elaboração de seu personagem se internando no Bellevue Hospital.

Trailer






Nenhum comentário:

Postar um comentário