segunda-feira, 23 de julho de 2012

Diários de Motocicleta


Eu já tinha assistido alguns anos atrás, mas o Gui ainda não. E o Telecine Cult nos forneceu um ótimo fechamento de domingo.
A película relata a viagem que Che Guevara fez pela América do Sul em 1952, quando era estudante de medicina, junto com seu amigo Alberto Granado. Ao longo da viagem, inicialmente sem propósito, a dupla acaba conhecendo a realidade de um povo sofrido e muda sua visão sobre o mundo.  

Acho interessante assistir o filme em diferentes momentos da vida, nossas opiniões mudam bastante. Só o fato de o filme ser dirigido por Walter Salles já é um ponto positivo, mas a língua espanhola é uma coisa que me deixou um pouco incomodada (mas isso é  pessoal, o Gui não achou ruim).
Gosto: do enredo, da fotografia, da mensagem. Não gosto: da versão romantizada do Che Guevara. Sabemos que ele não era tão fofo quanto o Gael García Bernal, né?
Mas o filme é bom, a história é super interessante, baseado em fatos reais, comovente em diversos momentos e faz a gente querer um mundo um pouco melhor.
As cenas em Machu Pichu só aumentaram minha vontade de ir lá conhecer de perto toda aquela grandiosidade.
Quem não viu, tem que ver. 4 estrelas.

Generalidades: O drama foi produzido em 2004 sob a direção do brasileiro Walter Salles. A dupla de protagonistas é composta por Gael García Bernal e Rodrigo de La Serna. Diários de Motocicleta foi indicado ao Oscar de 2005 em duas categorias, vencendo Melhor Canção (Al outro lado Del rio, do compositor uruguaio Jorge Drexler). Além disso, teve diversas indicações em premiações diversas como BAFTA, Globo de Ouro, Festival de Cannes, entre outras.

Curiosidades

A viagem de Ernesto Guevara e Alberto Granado, teve duração de 4 de janeiro a 26 de julho de 1952, percorrendo 12,425 km pelos seguintes destinos:

  • Argentina: Buenos Aires, Miramar, Pedra Del Aguila, San Martin de Los Angeles, Lago Frias.
  • Chile:  Temuco, Los Angeles, Valparaíso, Deserto do Atacama.
  • Peru: Cuzco, Lima, Pucallpa, San Pablo.
  • Venezuela: Caracas.

Trailer


Fotos originais
Alberto e Ernesto na embarcação "Mambo Tango"

Alberto Granado e Ernesto Guevara.

2 comentários:

  1. Taí um filme que não sei porque ainda não vi! Mas li uma biografia do Che em Quadrinhos muito legal e que conta parte dessa viagem retratada no filme...

    Vou colocar - mais um vez - na lista de filmes a serem vistos!

    ResponderExcluir
  2. gosto do espanhol, gosto da fofura do Che que existia siiiiiiimmmmmm, gosto da viagem, gosto da forma como o filme captou a mudança na personalidade deles por causa da viagem... gosto de tudo nesse filme!

    ResponderExcluir