quinta-feira, 5 de julho de 2012

Titanic

Eu acho que esse filme dispensa apresentações. Titanic é Titanic.

Olha, sei que tem muita gente que tem opinião contrária a minha, inclusive o meu parceiro de saga dos vencedores do Oscar de Melhor Filme da história, mas como eu escrevo aqui para expressar o que eu acho, vou dizer: MELHOR FILME DA HISTÓRIA. 
Calma, me explico: quando eu era adolescente (que fase!), era louca, apaixonada, desesperada pelo Leonardo DiCaprio e eu pirei demais com esse filme. Tenho até o box duplo em VHS do filme, que tal? Acontece que o amor era tão verdadeiro, que eu guardei para sempre.
Mesmo para aqueles que não dividem a mesma paixonite, não tem como negar que o filme é um espetáculo.
Atualmente, minha admiração pelo Leozinho é mais controlada, mas acredito que ele é muito injustiçado por nunca ter vencido nenhum Oscar individual. Tem que ver isso ai, Academy Awards.
Quando lançam filme com a participação dele, tenho certeza que é coisa boa. 
Agora, falando sério.... Kate Winslet, te amo, mas você matou nosso Jack afogado, linda. E pior, algum abençoado já comprovou que ele cabia naquela madeira. 
Amei isso!


Mas superada a mágoa com a Rose e as lágrimas dispensadas nas cenas finais de Titanic, digamos  que sempre vale um repeteco: 5 (mil) estrelas.

Generalidades: Titanic foi gravado em 1997, com roteiro, produção e direção de James Cameron. O elenco principal é comandado por Leonardo DiCaprio (!!) e Kate Winslet. Foi um sucesso de premiações, vencendo o Globo de Ouro em quatro categorias e sendo indicado a quatorze estatuetas do Oscar em 1998, vencendo em onze categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora Dramática Original, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som, Melhor Som e Melhor Canção Original, sem falar em muitos outros prêmios que eternizaram essa pérola do cinema. O drama foi relançado nos cinemas na versão 3D em abril de 2012.

Curiosidades
  • O filme custou mais caro que a construção do próprio Titanic, enquanto o navio custou U$ 7,5 milhões, que corrigidos para os valores de 1997 alcançariam  U$ 150 milhões, o orçamento da película ficou por volta dos U$ 200 milhões, sendo o filme mais caro da história na época.
  • A 20th Century Fox precisou construir um novo estúdio para comportar a réplica do navio, comprando cerca de 20 acres para comportar um tanque com mais de 60 milhões de litros de água.
  • Matthew McConaughey e Macaulay Culkin foram cotados para o papel de Jack, mas James Cameron fez questão de contratar Leonardo DiCaprio.
  • Cameron aparece em duas ocasiões durante o filme: as mãos de Jack na cena em que ele desenha Rose e em uma festa na terceira classe do navio.
  • A cena em que o salão com a escadaria é inundado só pôde ser gravada uma única vez, pois 300 mil litros foram utilizados em todo o cenário que ficou destruído na sequência.
  • O primeiro corte bruto do filme tinha mais de 36 horas, que após a edição se transformaram em 3h14min.
  • Titanic foi o primeiro filme da história do cinema a ultrapassar a barreira de um bilhão de dólares arrecadados apenas em bilheterias.

Trailer


Clip da Música My heart will go on de Céline Dion



2 comentários:

  1. Mil coisas p comentar:

    1. eu tinha o VHS DUBLADO, pq fia, irmã mais nova qubrava minha bike demás.

    2. Nao da pra imaginaaaar ninguém no lugar de DiCaprio fazendo o Jack

    3. Essa curiosidade sobre a cena da inundação do salão com a escadaria eu lembro de ter lido láaaa atras qdo o filme foi lançado!...

    ResponderExcluir
  2. Bom, não sou fã de Titanic...

    Mas acho que todo mundo deve ver pelo menos uma vez na vida, super produção muito bem cuidada, fotografia excelente e, tirando o excesso de melação, um bom roteiro.

    Infelizmente tem a musica mais mela cueca da história do mundo mundial! Quem aguenta ouvir Celine Dion???

    ResponderExcluir